Pagina Principal

'Sistema Pirangi' em Catende levará água para várias cidades do Agreste

A construção do Sistema Pirangi, irá reforçar a oferta de água para Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha, além de distritos da região.

Compartilhe esta notícia
Curta o SouMaisPE
25/04/2016
Fonte: Jornal do Comércio
A construção do Sistema Pirangi,  irá reforçar a oferta de água para Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha, além de distritos da região.
A construção do Sistema Pirangi, irá reforçar a oferta de água para Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha, além de distritos da região.
Por: Jornal do Comércio

O processo de licitação para a escolha da empresa que tocará as obras do Sistema Pirangi está na etapa final. Na próxima terça-feira (26), será conhecida a vencedora do certame, que será responsável pela construção, que vai captar água no rio de mesmo nome, em Catende, na Mata Sul de Pernambuco, para incrementar o Sistema do Prata. A construção do Sistema Pirangi, que será financiada pelo Banco Mundial, irá reforçar a oferta de água para Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha, além de distritos da região.

A expectativa, de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), é que o sistema fique pronto em cerca de oito meses, a partir da ordem de serviço. “A partir da retirada sistemática das águas do Rio Pirangi, a Compesa espera dar sustentabilidade ao abastecimento de água da cidade de Caruaru”, afirma o diretor Técnico de Engenharia, Rômulo Aurélio Souza. A expectativa é que o incremento seja de 300 litros por segundo para Caruaru, possibilitando a saída do rodízio e a segurança do manancial do Prata.

Contando com uma adutora de quase 27 quilômetros de extensão, o Sistema Pirangi terá duas estações elevatórias para vazões de 300 a 500 litros por segundo. “Também há a possibilidade de, futuramente, integrar esse sistema ao de Jucazinho, atualmente em pré-colapso, contemplando as cidades hoje atendidas por ele”, considera o diretor.


Relacionadas
Procure uma Notícia
Seu Comentário
Empregos
Agência do Trabalho: Confira as vagas disponíveis na capital e interior nesta segunda 02/05
Outras Notícias
Copyright Abril/2014-2015.
SOU MAIS PERNAMBUCO
Todos os direitos reservados.