Pagina Principal

Dia das Mães deve abrir 1.500 vagas temporárias no comércio do Recife

A data, celebrada no segundo domingo do mês de maio, é considerada a segunda melhor época de vendas para o comércio no Brasil

Compartilhe esta notícia
Curta o SouMaisPE
06/04/2016
Fonte: JC Online
Número é cerca de 30% menor do que em 2015 para esta mesma época - Foto: JC Imagem
Número é cerca de 30% menor do que em 2015 para esta mesma época - Foto: JC Imagem
Por: JC Online

Cerca de 1.500 vagas temporárias de emprego devem ser criadas para o Dia das Mães no comércio da capital pernambucana este ano, de acordo com estimativas da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) do Recife. A data, celebrada no segundo domingo do mês de maio, é considerada a segunda melhor época de vendas para o comércio no Brasil, perdendo apenas para o Natal.

 

Apesar da boa notícia, o número é 30% menor do que o total de vagas temporárias abertas no ano passado para esta mesma época. De acordo com o presidente da CDL Recife, Eduardo Catão, em 2015 houve a abertura de cerca de 5 mil oportunidades.

Catão relaciona a queda no número de vagas temporárias se dá porque os varejistas locais estão lutando pela sobrevivência dos seus empreendimentos. “Temos que reduzir custos e a margem de lucro, pra poder fazer com que o cliente não saia da loja sem comprar. E assim vamos resistindo porque esse ano já está perdido. E 2017 também vai ser difícil”, lamenta o presidente da CDL Recife.

O movimento de retração no Recife segue o movimento de queda em todo País. Segundo levantamento da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt), deverão ser abertas cerca de 23 mil vagas temporárias em 2016 para o Dia das Mães. Esse número é 28% menor do que no ano passado quando foram criadas cerca de 32 mil vagas.

Embora a maior concentração de novas oportunidades apareça para a indústria (67%), é o movimento do varejo – com o qual o consumidor final tem contato – que dá o tom das vendas. E no comércio, que responderá por cerca de 12% dos temporários no Brasil, a situação é complicada. Ainda de acordo com os cálculos da Fenaserhtt, somente 2% dos temporários que serão contratados têm chance de efetivação.


Relacionadas
Procure uma Notícia
Seu Comentário
Empregos
Agência do Trabalho: Confira as vagas disponíveis na capital e interior nesta segunda 02/05
Outras Notícias
Copyright Abril/2014-2015.
SOU MAIS PERNAMBUCO
Todos os direitos reservados.