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Os sintomas de falta de cálcio no organismo

Cãibras, Pressão alta, Dor na coluna, Depressão são alguns dos sintomas de falta de cálcio. Saiba como evitar

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01/09/2015
Fonte: Tua Saude
Os sintomas de falta de cálcio no organismo (Imagem: Reprodução/Internet)
Os sintomas de falta de cálcio no organismo (Imagem: Reprodução/Internet)
Por: Tua Saude

Os sintomas de falta de cálcio no organismo, mais evidentes a longo prazo, se refletem principalmente na fraqueza dos ossos, que dão origem à osteoporose pois o cálcio é um mineral importante na formação dos dentes e dos ossos. Além disso a falta de cálcio provoca também:

  • Cãibras, Pressão alta,
  • Dor na coluna, Depressão,
  • Irritabilidade, Nervosismo,
  • Ansiedade, 
  • Cólicas menstruais, Unhas fracas e pálidas,
  • Periodontite, Cáries, Artrite.

Estes sintomas podem ocorrer com a falta de cálcio moderada e, por isso, é possível aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio como iogurte, leite, queijo, espinafre, tofu e brócolis, por exemplo, para diminuir esta deficiência. Porém, pode ser necessário fazer uma suplementação em cálcio e, por isso, é importante consultar o médico ou nutricionista.

Para diagnosticar a falta de cálcio no corpo é feito um exame de sangue, mas para saber se os ossos estão fracos, é necessário a realização de um exame que se chama de densitometria óssea.

Aumentar a absorção de cálcio

Para aumentar a absorção de cálcio na alimentação, pode-se também ingerir alimentos ricos em vitamina D, como peixes, leite e ovo, por exemplo, porque esta vitamina ajuda a aumentar a absorção de cálcio. Porém, um adulto saudável consegue ter no organismo a vitamina D necessária quando fica exposto à luz solar 20 minutos por dia, sem o uso de protetor solar, pois o organismo consegue produzir esta vitamina.

Também é importante ter um intestino saudável, porque desta forma acontece a absorção do cálcio. Além disso, é importante ter cuidado com alguns medicamentos, que podem diminuir a absorção de cálcio, como aqueles que contém colestiramina, neomicina, difenilidantoína e tetraciclina.

 

Lista de alimentos ricos em cálcio:

Alimentos ricos em cálcio de origem animal Peso (g) Cálcio (mg)
Iogurte desnatado com baixo teor de gordura 245 488
Leite desnatado 245 300
Iogurte integral 200 300
Leite integral 244 290
Queijo cottage 28,4 153
Alimentos ricos em cálcio de origem vegetal Peso (g) Cálcio (mg)
Iogurte de soja 170 250
Caruru 100 g 538
Espinafre cozido 95 140
Tofu 124 138
Castanha-do-pará 70 123
Feijão de soja cozido 86 119
Sorvete de creme 66 85
Sardinha sem pele 100 84
Feijão cozido 127 64
Folhas de mostarda cozidas 70 51
Quiabo cozido 92 50
Ameixas secas 85 43
Brócolis cozidos 85 42

Os alimentos enriquecidos são uma ótima alternativa para aumentar a ingestão de cálcio, especialmente quando os alimentos que são fontes de cálcio não entram na dieta do dia a dia.

Além do leite e derivados, existem outros alimentos ricos em cálcio como a amêndoa, por exemplo. Veja uma lista de alimentos ricos em cálcio sem leite.

Recomendação diária aconselhada de cálcio

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que a ingestão diária alcance os 1000 mg por dia para o adulto saudável.

A suplementação de cálcio é aconselhada em casos especiais de carência ou doença e deve ser prescrita e orientada pelo médico endocrinologista, ortopedista ou nutricionista. Veja um exemplo de suplemento para osteoporose em: Suplemento de cálcio e vitamina D.

 

 


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